+55 71 3341.1204
Click Interativo
https://www.clickinterativo.com.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp
12h00

Guia de mídia digital: aprenda para que serve cada tipo

A Click Interativo montou um prático guia de mídia digital, voltado principalmente para os iniciantes, explicando um pouco melhor o que é cada um dos mais comuns tipos de campanhas, formatos e finalidades.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Guia de mídia digital: aprenda para que serve cada tipo

O universo do marketing digital está em constante evolução e por conta disso é um desafio acompanhar todas as novidades. Para ajudar, a Click Interativo montou esse guia prático de mídia digital, voltado principalmente para os iniciantes, explicando um pouco melhor o que é cada um dos mais comuns tipos de campanhas, formatos e finalidades.

Apesar de diferentes, há grande intercessão nos diversos tipos de mídias digitais, todavia, os objetivos das campanhas normalmente se resumem a três: 

  • Branding, 
  • ROI / Vendas, 
  • Aumento de mercado.

Cada item abaixo será descrito de forma breve, terá indicação de sua principal recomendação e os comentários de nossos especialistas. Importante lembrar que se trata de recomendação e não determinação, podendo uma campanha ser utilizada para outra finalidade ou até mais de uma.

Redes sociais:

Conceito: Ações para relacionar marcas e pessoas, principalmente seus consumidores e clientes em potencial, assim como divulgar produtos, serviços e atributos inerentes ao seu negócio. É, essencialmente, um canal de relacionamento, em que todos têm voz ativa, principalmente o consumidor, com um potencial de lembrança de marca e de conversão. É o local de propagação de conceitos e ideias, tentativa de viralização, amplificação e disseminação. Por ter conquistado o gosto de boa parte do mundo e serem os locais onde as pessoas mais gastam tempo na internet e utilizam como fonte de consulta no processo de tomada de decisão, as redes sociais ganharam muita notoriedade, mas guardam muitos segredos e desafios.Campanhas em redes sociais - Click Interativo

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Postagens orgânicas
  • Postagens patrocinadas
  • Criação de conteúdo
  • Anúncios:
    • Gráficos
    • Vídeo
    • Leads
  • Principais redes: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin, Pinterest, etc.

Comentários do Expert: De início, há uma enorme diferença na sua atuação como indivíduo (perfil) e na atuação como empresa (fanpage/business). Dito isso, o alcance orgânico (natural, gratuito) das suas postagens enquanto empresa será bastante reduzido. Fazer marketing em redes sociais não é totalmente grátis como muitos imaginam, e a parte “grátis” é bastante limitada. Marketing em redes sociais é do tipo “pague para brincar” ou “pay to play”. Não ficou claro ainda? Tá, preste atenção! Para gerar um alcance significativo, ou gerar negócios num volume que sustentem uma empresa é necessário pagar. Ponto. Do contrário, é possível que suas postagens não atinjam 2% do seu número de seguidores, entendeu agora? Use os diferentes tipos de campanhas para aumentar sua lista de interessados, vender seus produtos e serviços e tornar sua marca mais reconhecida. Note apenas que é fundamental diferenciar campanhas por objetivos, do contrário será muito difícil mensurar seus resultados.

Marketing de Busca (SEM, de Search Engine Marketing):

Conceito: Marketing de busca é o conjunto de técnicas que posiciona links de sites nas páginas de resultados de buscas, podendo ser pago (anúncio de publicidade digital) ou orgânico (natural). O marketing de busca ajuda a posicionar marcas, produtos e serviços no momento em que o consumidor está procurando, em qualquer estágio do processo de decisão de compra, seja inicial ou final. Os principais buscadores do mercado atualmente são o Google, o Bing e o Yahoo, mas existem outros como o Baidu, na China, e o Yandex, na Rússia.

Quando o resultado é pago ao buscador, é também chamado de links patrocinados e compreende os anúncios de texto e produto, na rede de pesquisa dos buscadores. Tais links sempre estão identificados como anúncios.

O posicionamento natural (orgânico) de resultados na busca é chamado de otimização de sites ou SEO. Apesar de não pagos ao buscador há, normalmente há custo com profissionais qualificados para conquistar bons posicionamentos.

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • SEO (otimização de sites)
  • Anúncios na rede de Pesquisa do Google, Bing e parceiros
  • Anúncios do Google Shopping
  • Google Meu Negócio
  • Campanhas de Conteúdo

Comentários do Expert:  O marketing de busca deve associar a busca orgânica e a paga para ser efetivo. Em alguns mercados, como nos EUA, nas buscas com alta intenção comercial, os anúncios online o já têm maior taxa de cliques que os resultados orgânicos. Antes que queiram desmerecer os resultados orgânicos, eles ainda recebem a maioria dos cliques nas buscas com intenção informativa. Estudos apontam que dos cliques na página de resultado apenas 3,4% são dados em resultados pagos. Portanto, é fundamental estar bem colocado tanto organicamente quanto nos anúncios. (Estatísticas de SEO, publicado pela Search Engine Journal, dezembro 2017). Os anúncios têm resultados mais rápidos, podendo acontecer horas após a publicação das campanhas, enquanto os links orgânicos levam entre 3 a 6 meses para apresentarem os primeiros resultados expressivos.

Anúncios Online:

Conceito: Os anúncios online são peças gráficas, estáticas ou dinâmicas, exibidas na internet. Sua principal finalidade é divulgar marcas, produtos e serviços, influenciando na decisão das pessoas impactadas. Por conta de sua exibição invasiva (não solicitada), tende a ter taxas de interação menores que anúncios de busca, que aparecem quando o usuário está solicitando. Entretanto, por ter um custo de exibição menor, são mais indicados quando o objetivo é divulgar uma marca, um produto ou serviço novo, ou impactar grande quantidade de pessoas com baixo investimento.

Campanhas de Anúncios Online - Click Interativo

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado.

Abordagens/Principais estratégias:

  • Display
  • Vídeo
  • Leads
  • Remarketing
    • Display
    • Pesquisa
    • Vídeo
  • Mídia Programática
    • Display
    • Vídeo
    • Remarketing
  • Afiliados
    • Display

Comentários do Expert: A possibilidade de grande alcance torna os anúncios gráficos uma boa alternativa para divulgação, entretanto devido à baixa interação, pelo seu caráter invasivo, são mais lentos para gerar vendas. Alguns tipos de anúncios nas redes sociais, como os de leads, são excelentes alternativas quando o objetivo é capturar interessados, eles, inclusive, não dependem de sites.

Inbound/Atração:

Conceito: O inbound busca entender a necessidade do cliente, oferecendo soluções e formas de facilitar sua vida, seja com produtos ou serviços, ou não. Sua principal finalidadInbound Marketing - Click Interativoe é criar um relacionamento com o cliente, influenciando na sua decisão no momento correto tanto no apelo emocional quanto racional. A venda é uma consequência disso. O conteúdo educativo e de entretenimento atrai o cliente até a marca, produto ou serviço. Essa abordagem está lastreada fortemente na comunicação de mão-dupla, buscando entender o cliente, dar-lhe voz. Possui menor custo médio de aquisição e fidelização de clientes. Fundamental criatividade, talento e esforço. Imprescindível a utilização de personas.

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais
  • Marketing de busca (SEO e Publicidade Digital)
  • Email Marketing

Comentários do Expert: Para fazer inbound é preciso ter um bom lastro de conteúdo, incluindo materiais ricos como e-books, ferramentas-online, etc., além de uma boa classificação de leads e funil de vendas. O resultado é muito bom, mas é necessário preparo técnico e equipe especializada formada por SEO, Analista de Performance, Designer, Desenvolvedor e Redator.

Marketplaces, comparadores de preço e classificados online

Conceito: Apesar de serem bastante diferentes, os marketplaces, comparadores de preço e classificados online foram agrupados assim devido ao seu principal objetivo: a venda.

Marketplace é um local onde diversos lojistas vendem seus produtos na internet. É como se fosse um shopping center virtual, enquanto o e-commerce a loja de rua.

Os sites comparadores de preços têm uma finalidade bem clara, comparar preços, e ocupam lugar importante dentro da jornada de compra do consumidor.

Já os classificados online, exibem produtos e serviços, de forma muito semelhante aos classificados de jornais e revistas. São bastante usados para produtos do setor imobiliário, de veículos e produtos comercializados por particulares.

Objetivos: ROI/Vendas

Abordagens/Principais estratégias:

  • Marketplaces: Amazon.com, Mercado Livre, Ebay, Americanas.com, Submarino.com, Rakuten, etc.
  • Comparadores: Buscapé, Zoom, JáCotei, BondFaro, etc.
  • Classificados: OLX, Zap Imóveis, Trovit, iCarros, Webmotors, Enjoei.com, Viva Local, etc.

Comentários do Expert: Os marketplaces são bem interessantes para lojas físicas que não tem operação de e-commerce ou em fase inicial. Se sua estratégia de preços não é agressiva, evite comparadores de preço, seus usuários, normalmente, buscam preços baixos. E os classificados são normalmente usados por particulares. Boas fotos, vídeos e descrições detalhadas são fundamentais para o sucesso em qualquer um dos três canais citados.

E-mail marketingEmail Marketing - Click Interativo

Conceito: O email marketing é uma das mais antigas estratégias de marketing digital, tem sobrevivido bravamente e ganhou fôlego extra com o inbound marketing, do qual se tornou aliado importante na nutrição de interessados, os famosos leads. É um canal direto de comunicação, mas depende muito da qualificação da base de dados para gerar retorno positivo.

Objetivo: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Disparo de campanhas para divulgação e vendas
  • Envio de materiais ricos (e-books, infográficos, etc.)
  • Automação de campanhas de nutrição de leads
  • Personalização de campanhas

Comentários do Expert: O email ainda funciona muito bem quando respaldado pelas boas práticas. Listas compradas podem ser grande perda de tempo e dinheiro. É fundamental para o sucesso a criação de base de dados qualificada (que tenha demonstrado interesse). Portanto, para ter sucesso com email marketing, comece construindo uma boa lista. A segmentação de suas listas tambem é um passo importante. Daí o uso de um bom CRM vai ajudar na segmentação e personalização de suas campanhas de email marketing.

Influenciadores digitais

Conceito: As campanhas com influenciadores digitais são ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais consumidores, para interferir nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, produto ou serviço. Os influenciadores são escolhidos por serem pessoas de notoriedade, normalmente embasada no número de seguidores nas redes Influenciadores digitais - Click Interativosociais, ou de expertise reconhecida por nichos específicos, de forma parecida com os “garotos propaganda” dos comerciais de TV.

Objetivo: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Inclusão de produtos ou marcas nos contextos Macro
  • Micro/Nicho

Comentários do Expert: Esse tipo de abordagem tem ganho bastante expressividade nos últimos anos, principalmente para grandes campanhas na web. O custo relativamente mais baixo nas ações, a relevância pela associação a uma vida real e a reconhecida expertise em sua segmentação são alguns dos principais argumentos favoráveis aos anúncios com influenciadores digitais.

Entretanto, devido a sua base ser o influenciador, falhas morais ou políticas, podem colocar uma campanha a baixo e arranhar a imagem da marca. Um exemplo recente disso foi um comentário identificado como racista de um youtuber que fazia uma campanha para duas grandes marcas. Há ainda o risco de um percentual importante de seus seguidores serem “fakes”, os temidos perfis falsos, que inflam artificialmente o numero de seguidores para os olhares menos atentos.

 

Principais conclusões e alertas

As oportunidades são muitas, assim como suas principais aplicações e objetivos. Não há, todavia, uma formula mágica para obter sucesso. Aqui o princípio básico é planejar, executar, acompanhar e ajustar.

Investir é fundamental, acertar é necessário, acompanhar é imprescindível e ajustar é mandatório!

Planejar não é perda de tempo, muito pelo contrário, além de evitar prejuízos com campanhas que não estejam alinhadas com os objetivos.

Conhecer tudo isso, para a tomada de decisão, não é simples, tampouco rápido, por isso recomenda-se que se cerquem de bons profissionais, normalmente presentes nas agências digitais.

Mesmo que seja possível que uma campanha tenha diferentes objetivos, é importante ter foco. Sugere-se que cada campanha tenha um objetivo especifico, facilitando o acompanhamento e a atribuição de resultados. Fazer campanha de vendas e branding de uma vez só pode não servir nem pra uma coisa, nem pra outra.

Se precisar de ajuda, conte com a Click Interativo. Basta entrar em contato!

Click Interativo
Localização da Click Interativo
Alameda das Algarobas, 118
CEP: 41820-500 | Caminho das Árvores | Salvador | Bahia
Contatos da Click Interativo
click@clickinterativo.com.br
+55 71 3341.1204
Trabalhe Conosco
Vagas
vagas@clickinterativo.com


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Recomendado
Google Analytics 4
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Google Fonts
Necessário
Google Maps
Necessário