Guia de mídia digital: aprenda para que serve cada tipo

A Click Interativo montou um prático guia de mídia digital, voltado principalmente para os iniciantes, explicando um pouco melhor o que é cada um dos mais comuns tipos de campanhas, formatos e finalidades.

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Guia de mídia digital: aprenda para que serve cada tipo

O universo do marketing digital está em constante evolução e por conta disso é um desafio acompanhar todas as novidades. Para ajudar, a Click Interativo montou esse guia prático de mídia digital, voltado principalmente para os iniciantes, explicando um pouco melhor o que é cada um dos mais comuns tipos de campanhas, formatos e finalidades.

Apesar de diferentes, há grande intercessão nos diversos tipos de mídias digitais, todavia, os objetivos das campanhas normalmente se resumem a três: 

  • Branding, 
  • ROI / Vendas, 
  • Aumento de mercado.

Cada item abaixo será descrito de forma breve, terá indicação de sua principal recomendação e os comentários de nossos especialistas. Importante lembrar que se trata de recomendação e não determinação, podendo uma campanha ser utilizada para outra finalidade ou até mais de uma.

Redes sociais:

Conceito: Ações para relacionar marcas e pessoas, principalmente seus consumidores e clientes em potencial, assim como divulgar produtos, serviços e atributos inerentes ao seu negócio. É, essencialmente, um canal de relacionamento, em que todos têm voz ativa, principalmente o consumidor, com um potencial de lembrança de marca e de conversão. É o local de propagação de conceitos e ideias, tentativa de viralização, amplificação e disseminação. Por ter conquistado o gosto de boa parte do mundo e serem os locais onde as pessoas mais gastam tempo na internet e utilizam como fonte de consulta no processo de tomada de decisão, as redes sociais ganharam muita notoriedade, mas guardam muitos segredos e desafios.Campanhas em redes sociais - Click Interativo

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Postagens orgânicas
  • Postagens patrocinadas
  • Criação de conteúdo
  • Anúncios:
    • Gráficos
    • Vídeo
    • Leads
  • Principais redes: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin, Pinterest, etc.

Comentários do Expert: De início, há uma enorme diferença na sua atuação como indivíduo (perfil) e na atuação como empresa (fanpage/business). Dito isso, o alcance orgânico (natural, gratuito) das suas postagens enquanto empresa será bastante reduzido. Fazer marketing em redes sociais não é totalmente grátis como muitos imaginam, e a parte “grátis” é bastante limitada. Marketing em redes sociais é do tipo “pague para brincar” ou “pay to play”. Não ficou claro ainda? Tá, preste atenção! Para gerar um alcance significativo, ou gerar negócios num volume que sustentem uma empresa é necessário pagar. Ponto. Do contrário, é possível que suas postagens não atinjam 2% do seu número de seguidores, entendeu agora? Use os diferentes tipos de campanhas para aumentar sua lista de interessados, vender seus produtos e serviços e tornar sua marca mais reconhecida. Note apenas que é fundamental diferenciar campanhas por objetivos, do contrário será muito difícil mensurar seus resultados.

Marketing de Busca (SEM, de Search Engine Marketing):

Conceito: Marketing de busca é o conjunto de técnicas que posiciona links de sites nas páginas de resultados de buscas, podendo ser pago (anúncio de publicidade digital) ou orgânico (natural). O marketing de busca ajuda a posicionar marcas, produtos e serviços no momento em que o consumidor está procurando, em qualquer estágio do processo de decisão de compra, seja inicial ou final. Os principais buscadores do mercado atualmente são o Google, o Bing e o Yahoo, mas existem outros como o Baidu, na China, e o Yandex, na Rússia.

Quando o resultado é pago ao buscador, é também chamado de links patrocinados e compreende os anúncios de texto e produto, na rede de pesquisa dos buscadores. Tais links sempre estão identificados como anúncios.

O posicionamento natural (orgânico) de resultados na busca é chamado de otimização de sites ou SEO. Apesar de não pagos ao buscador há, normalmente há custo com profissionais qualificados para conquistar bons posicionamentos.

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • SEO (otimização de sites)
  • Anúncios na rede de Pesquisa do Google, Bing e parceiros
  • Anúncios do Google Shopping
  • Google Meu Negócio
  • Campanhas de Conteúdo

Comentários do Expert:  O marketing de busca deve associar a busca orgânica e a paga para ser efetivo. Em alguns mercados, como nos EUA, nas buscas com alta intenção comercial, os anúncios online o já têm maior taxa de cliques que os resultados orgânicos. Antes que queiram desmerecer os resultados orgânicos, eles ainda recebem a maioria dos cliques nas buscas com intenção informativa. Estudos apontam que dos cliques na página de resultado apenas 3,4% são dados em resultados pagos. Portanto, é fundamental estar bem colocado tanto organicamente quanto nos anúncios. (Estatísticas de SEO, publicado pela Search Engine Journal, dezembro 2017). Os anúncios têm resultados mais rápidos, podendo acontecer horas após a publicação das campanhas, enquanto os links orgânicos levam entre 3 a 6 meses para apresentarem os primeiros resultados expressivos.

Anúncios Online:

Conceito: Os anúncios online são peças gráficas, estáticas ou dinâmicas, exibidas na internet. Sua principal finalidade é divulgar marcas, produtos e serviços, influenciando na decisão das pessoas impactadas. Por conta de sua exibição invasiva (não solicitada), tende a ter taxas de interação menores que anúncios de busca, que aparecem quando o usuário está solicitando. Entretanto, por ter um custo de exibição menor, são mais indicados quando o objetivo é divulgar uma marca, um produto ou serviço novo, ou impactar grande quantidade de pessoas com baixo investimento.

Campanhas de Anúncios Online - Click Interativo

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado.

Abordagens/Principais estratégias:

  • Display
  • Vídeo
  • Leads
  • Remarketing
    • Display
    • Pesquisa
    • Vídeo
  • Mídia Programática
    • Display
    • Vídeo
    • Remarketing
  • Afiliados
    • Display

Comentários do Expert: A possibilidade de grande alcance torna os anúncios gráficos uma boa alternativa para divulgação, entretanto devido à baixa interação, pelo seu caráter invasivo, são mais lentos para gerar vendas. Alguns tipos de anúncios nas redes sociais, como os de leads, são excelentes alternativas quando o objetivo é capturar interessados, eles, inclusive, não dependem de sites.

Inbound/Atração:

Conceito: O inbound busca entender a necessidade do cliente, oferecendo soluções e formas de facilitar sua vida, seja com produtos ou serviços, ou não. Sua principal finalidadInbound Marketing - Click Interativoe é criar um relacionamento com o cliente, influenciando na sua decisão no momento correto tanto no apelo emocional quanto racional. A venda é uma consequência disso. O conteúdo educativo e de entretenimento atrai o cliente até a marca, produto ou serviço. Essa abordagem está lastreada fortemente na comunicação de mão-dupla, buscando entender o cliente, dar-lhe voz. Possui menor custo médio de aquisição e fidelização de clientes. Fundamental criatividade, talento e esforço. Imprescindível a utilização de personas.

Objetivos: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais
  • Marketing de busca (SEO e Publicidade Digital)
  • Email Marketing

Comentários do Expert: Para fazer inbound é preciso ter um bom lastro de conteúdo, incluindo materiais ricos como e-books, ferramentas-online, etc., além de uma boa classificação de leads e funil de vendas. O resultado é muito bom, mas é necessário preparo técnico e equipe especializada formada por SEO, Analista de Performance, Designer, Desenvolvedor e Redator.

Marketplaces, comparadores de preço e classificados online

Conceito: Apesar de serem bastante diferentes, os marketplaces, comparadores de preço e classificados online foram agrupados assim devido ao seu principal objetivo: a venda.

Marketplace é um local onde diversos lojistas vendem seus produtos na internet. É como se fosse um shopping center virtual, enquanto o e-commerce a loja de rua.

Os sites comparadores de preços têm uma finalidade bem clara, comparar preços, e ocupam lugar importante dentro da jornada de compra do consumidor.

Já os classificados online, exibem produtos e serviços, de forma muito semelhante aos classificados de jornais e revistas. São bastante usados para produtos do setor imobiliário, de veículos e produtos comercializados por particulares.

Objetivos: ROI/Vendas

Abordagens/Principais estratégias:

  • Marketplaces: Amazon.com, Mercado Livre, Ebay, Americanas.com, Submarino.com, Rakuten, etc.
  • Comparadores: Buscapé, Zoom, JáCotei, BondFaro, etc.
  • Classificados: OLX, Zap Imóveis, Trovit, iCarros, Webmotors, Enjoei.com, Viva Local, etc.

Comentários do Expert: Os marketplaces são bem interessantes para lojas físicas que não tem operação de e-commerce ou em fase inicial. Se sua estratégia de preços não é agressiva, evite comparadores de preço, seus usuários, normalmente, buscam preços baixos. E os classificados são normalmente usados por particulares. Boas fotos, vídeos e descrições detalhadas são fundamentais para o sucesso em qualquer um dos três canais citados.

E-mail marketingEmail Marketing - Click Interativo

Conceito: O email marketing é uma das mais antigas estratégias de marketing digital, tem sobrevivido bravamente e ganhou fôlego extra com o inbound marketing, do qual se tornou aliado importante na nutrição de interessados, os famosos leads. É um canal direto de comunicação, mas depende muito da qualificação da base de dados para gerar retorno positivo.

Objetivo: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Disparo de campanhas para divulgação e vendas
  • Envio de materiais ricos (e-books, infográficos, etc.)
  • Automação de campanhas de nutrição de leads
  • Personalização de campanhas

Comentários do Expert: O email ainda funciona muito bem quando respaldado pelas boas práticas. Listas compradas podem ser grande perda de tempo e dinheiro. É fundamental para o sucesso a criação de base de dados qualificada (que tenha demonstrado interesse). Portanto, para ter sucesso com email marketing, comece construindo uma boa lista. A segmentação de suas listas tambem é um passo importante. Daí o uso de um bom CRM vai ajudar na segmentação e personalização de suas campanhas de email marketing.

Influenciadores digitais

Conceito: As campanhas com influenciadores digitais são ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais consumidores, para interferir nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, produto ou serviço. Os influenciadores são escolhidos por serem pessoas de notoriedade, normalmente embasada no número de seguidores nas redes Influenciadores digitais - Click Interativosociais, ou de expertise reconhecida por nichos específicos, de forma parecida com os “garotos propaganda” dos comerciais de TV.

Objetivo: Branding, ROI/Vendas, aumento de mercado

Abordagens/Principais estratégias:

  • Inclusão de produtos ou marcas nos contextos Macro
  • Micro/Nicho

Comentários do Expert: Esse tipo de abordagem tem ganho bastante expressividade nos últimos anos, principalmente para grandes campanhas na web. O custo relativamente mais baixo nas ações, a relevância pela associação a uma vida real e a reconhecida expertise em sua segmentação são alguns dos principais argumentos favoráveis aos anúncios com influenciadores digitais.

Entretanto, devido a sua base ser o influenciador, falhas morais ou políticas, podem colocar uma campanha a baixo e arranhar a imagem da marca. Um exemplo recente disso foi um comentário identificado como racista de um youtuber que fazia uma campanha para duas grandes marcas. Há ainda o risco de um percentual importante de seus seguidores serem “fakes”, os temidos perfis falsos, que inflam artificialmente o numero de seguidores para os olhares menos atentos.

 

Principais conclusões e alertas

As oportunidades são muitas, assim como suas principais aplicações e objetivos. Não há, todavia, uma formula mágica para obter sucesso. Aqui o princípio básico é planejar, executar, acompanhar e ajustar.

Investir é fundamental, acertar é necessário, acompanhar é imprescindível e ajustar é mandatório!

Planejar não é perda de tempo, muito pelo contrário, além de evitar prejuízos com campanhas que não estejam alinhadas com os objetivos.

Conhecer tudo isso, para a tomada de decisão, não é simples, tampouco rápido, por isso recomenda-se que se cerquem de bons profissionais, normalmente presentes nas agências digitais.

Mesmo que seja possível que uma campanha tenha diferentes objetivos, é importante ter foco. Sugere-se que cada campanha tenha um objetivo especifico, facilitando o acompanhamento e a atribuição de resultados. Fazer campanha de vendas e branding de uma vez só pode não servir nem pra uma coisa, nem pra outra.

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