+55 71 3341.1204
Click Interativo
https://www.clickinterativo.com.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp
09h30

Agência digital: porque seu negócio vai precisar de uma!

Por que contratar uma agência digital? Eu preciso de uma agência digital, ou meu filho ou sobrinho podem fazer meu site e minhas redes sociais? Confira nesse post!

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Agência digital: porque seu negócio vai precisar de uma!

Por que contratar uma agência digital? Eu preciso de uma agência digital, ou meu filho ou sobrinho podem fazer meu site e minhas redes sociais? Neste post, talvez a gente não consiga responder as suas perguntas, mas certamente provocaremos algumas reflexões. Preparado?

O que é uma agência digital?

De forma muito simples, uma agência digital é uma empresa especializada em serviços de marketing e comunicação digital como redes sociais, sites, ferramentas de busca (como o Google) e e-mail marketing - só pra citar os principais.

É uma empresa que presta serviços de marketing digital para compor a estratégia do seu negócio, buscando gerar o melhor retorno para seu investimento, ou seja, te ajudar a ganhar mais dinheiro e/ou divulgar sua marca, ideias e valores!

Breve evolução do marketing digital

Ao longo dos últimos 10 anos, o marketing digital vem passando por diversas transformações e adaptações para atender às demandas e acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas.

Nesse contexto, o termo agência digital muitas vezes tambem é usado para definir produtoras digitais, principalmente as de conteúdo, seja de texto, áudio ou vídeo. Entretanto, como isso não interfere na questão principal deste post, vamos tratar ambas como uma coisa só e chamaremos de agência.

Marketing Digital - Mulher com telefone na mão - Click Interativo

Devido à necessidade, muitas vezes provocada por restrições orçamentárias e não por vontade, principalmente, as pequenas empresas recorrem à ajuda de pessoas próximas que eles reconhecem como “boas” em redes sociais ou familiares que “mexem com computador” para suprir suas necessidades digitais.

Queremos deixar claro que isso é totalmente válido, desde que essa pessoa tenha vontade de estudar e aprender as melhores práticas para aplicar no seu negócio. É melhor fazer com alguém inexperiente do que não fazer nada. Concorda? Mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados pra não causar problemas.

Seu negócio precisa de uma Agência Digital

Se seu negócio ainda não precisa de uma agência digital, pode parar de ler aqui. Se está tudo bem, quem vai dizer que tem alguma coisa errada? Mas se quer melhorar seu negócio ou ampliar o alcance de sua marca, leia até o final!

Nas próximas linhas falaremos para aqueles que já tiveram alguma experiência com marketing digital e precisam alçar voos maiores, e por isso precisam de ajuda profissional.

Muitos acham que contratar uma agência é caro. Será? Caro é jogar dinheiro fora.

“Se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente!”. Essa frase, conhecida por alguns e que também deu nome a uma série do Fantástico (programa semanal da Rede Globo), resume bem o que esperar quando contratar quem não sabe fazer o que se propõe. E não queremos aqui fazer julgamentos. Estamos falando de FATOS.

Agência digital em Salvador - Click Interativo

A Click Interativo é uma agência digital que normalmente trabalha com empresas ou profissionais que precisam melhorar seus resultados digitais. Cerca de 90% dos nossos clientes já tiveram sites e nos procuram para obter melhores resultados com seus esforços digitais.

Sites que não geram contatos ou pedidos de orçamentos, que não aparecem bem nas buscas do Google e redes sociais que não comunicam os valores da marca e da empresa, são os principais problemas observados. Quantos pedidos de orçamento seu site gerou no ultimo mês? Em que posição seu principal serviço aparece no Google?

Para resolver esses problemas, são necessários diferentes profissionais: designers, programadores, analistas de marketing, analistas de redes sociais, SEOs, redatores, publicitários, profissionais de atendimento, planejadores, compradores de mídias, etc. Achou muito? Pois é, essa normalmente é a estrutura do time de profissionais que atua numa agência digital.

O principal motivo de trabalharmos com empresas que já tiveram um site é que nossos clientes nos indicam a amigos, por terem alcançado bons resultados.

Os resultados obtidos em diversos segmentos e tamanhos nos dá uma visão ampla do mercado e o conhecimento técnico aliado ao planejamento e à criatividade contribuem no processo de superação de expectativas.

Agência digital - Mulheres usando o celular - Click Interativo

Uma boa agência sabe que o valor que está sendo investido tem que gerar resultado positivo para continuar a existir. Ela só existe para entregar bons resultados, do contrário ela perde o sentido, deixa de agregar valor e de ser importante para seu cliente.

Note que até aqui falamos em investimento, não em custo ou despesa. Esses conceitos que podem parecer a mesma coisa são bastante diferentes, mas vamos nos limitar em falar apenas em investimento.

Seu negócio é um investimento! Ou não? Se o dinheiro que você colocou nele fosse aplicado num banco ou em ações, qual seria o retorno disso?

Sim, seu negócio é um investimento e possui riscos, por isso te possibilita um retorno melhor. Quanto mais riscos, maior o retorno. Todo empreendedor sabe disso. O dinheiro aplicado no negócio tem a expectativa de render lucros, o quanto antes. 

O que uma agência digital faz que meu “sobrinho” não pode fazer?

A resposta é simples e direta. Tudo! Ainda que seu “sobrinho” conheça muito de uma área, certamente ele não é especialista em todas as áreas de marketing digital. E um time formado por especialistas em diversos campos é necessário para diminuir o tempo para seu investimento dar resultado positivo.

Um exemplo simples, esse texto, vai passar por, pelo menos 3 profissionais da agência antes de ser publicado. Um jornalista, um SEO e um designer. Três profissionais, altamente qualificados, para gerar o melhor resultado possível.

Agência Digital - Trabalho em equipe - Click Interativo

Será que alguém dentro da sua empresa ou seu “sobrinho” consegue reunir todas essas qualidades? Sinceramente, não. Sem desmerecer ninguem. Pelo menos não com a qualidade e no tempo que você precisa para manter o negócio funcionando.

Então contratar uma agência digital não é custo, é investimento. Investimentos corretos são sempre bem-vindos e se cobrem, ou seja, você investe um valor para obter duas, cinco, dez vezes o valor investido ou mais.

Agências de publicidade ou agências digitais: a quem pedir ajuda?

Bem, a publicidade tradicional está passando por mudanças nos últimos anos, todas elas oferecendo serviços digitais nos seus portfólios.

Não podia ser diferente, caminhamos para uma época que os serviços de marketing digital e offline (como ainda nos referimos) caminharão cada vez mais juntos, se complementando.

De fato, alguns custos da publicidade tradicional são ainda uma barreira para quem não tem muito para investir. Saber de onde veio o cliente, nesse caso as ações executadas e seus resultados, ainda é muito importante, por permitir novos investimentos com maior segurança de retorno positivo. Note, entretanto, que não existe “receita de bolo” e cada caso é um caso.

Mídia tradicional - Click Interativo

Mas uma coisa é certa, quanto mais diversificado for seu investimento em marketing e publicidade melhor. Cuidado só na hora de contabilizar os resultados, os investimentos offline ainda são mais difíceis de medir quantitativamente. Os investimentos online são mais fáceis, mas precisam de atenção para poder ter seus resultados corretamente mensurados!

É fato que tanto as agências de publicidade estão oferecendo serviços digitais quanto as digitais oferecendo serviços tradicionais, a Click, que nasceu digital, faz comunicação tradicional para alguns de seus clientes. A comunicação interna da Arena Fonte Nova é assinada pela Click, além do site e redes sociais, por exemplo. Existem agências tradicionais que também prestam serviços de gerenciamento de redes sociais, criação de sites e campanhas de publicidade digital.

Mas pode acreditar, uma coisa dificilmente vai mudar, a especialização de cada uma. Em toda área existe diferenciação e especialização: um professor de humanas, dificilmente ensinará exatas além do básico, um cardiologista não faz cirurgia de fígado mesmo sabendo que o paciente pode ter problema hepático, um engenheiro calculista, não toca o dia-a-dia da obra. Porquê uma agência especializada em TV vai fazer a campanha do Instagram? Pense nisso.

Principais conclusões:

Não é fácil investir para crescer no nosso ambiente econômico atual, mas é pior não investir e ver todo o esforço, de tempo e dinheiro colocados na empresa estagnado ou indo por água abaixo.

Agência Digital - Bons Resultados - Click Interativo

A Click acredita que algumas dicas podem ajudar bastante, confira:

  • Com pouca verba, o marketing digital é mais recomendado. É um investimento que cabe em todos os bolsos e permite saber quais estratégias estão dando maior retorno. Com mais verba, faça o que a agência que lhe atende recomendar.
  • O gerenciamento das redes sociais de uma marca ou empresa não é como o da sua conta pessoal. É preciso entender seu cliente, e principalmente ouvi-lo. O tempo da comunicação de mão-única empresa-cliente acabou. Agora é uma via de várias “mãos” onde a personalização exerce um papel importante.
  • Um site é muito importante, mas é preciso cuidar dele, abastecendo com conteúdo periodicamente. Como um carro, é preciso de combustível para te levar de um lugar ao outro, além de manutenção. Um site sem conteúdo fica parado e não gera negócios.
  • Campanhas de divulgação de seus produtos e serviços te colocam na vitrine e quem não é visto, não é lembrado.
  • Nem todo contato via site ou redes sociais vai virar venda. Nas lojas e empresas também é assim. Nem todo mundo que liga, ou entra na loja compra ou fecha negócio.
  • É preciso investir de forma consciente, se tem pouco, procure um especialista, ele vai ajudar a maximizar seu investimento.
  • “Cada macaco no seu galho”. Não é à toa que as pessoas se especializam. Tenha medo de alguém que diz que faz tudo. Ele pode não fazer nada bem feito.
  • Uma agência digital tem especialistas em áreas cruciais para fazer seu investimento dar retorno positivo. Isso é possível porque eles atendem a vários clientes. Contratar cada um de forma independente não é possível a todos, salvo se sua empresa for uma agência! “BA DUM TSSSS” (Som de bateria com prato no final) ?

Se ainda tiver dúvida (e esperamos que tenha!), procure a Click Interativo, podemos ser sua agência digital e gerar resultados muito positivos. Agende uma reunião!

Click Interativo
Localização da Click Interativo
Alameda das Algarobas, 118
CEP: 41820-500 | Caminho das Árvores | Salvador | Bahia
Contatos da Click Interativo
click@clickinterativo.com.br
+55 71 3341.1204
Trabalhe Conosco
Vagas
vagas@clickinterativo.com


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Recomendado
Google Analytics 4
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Google Fonts
Necessário
Google Maps
Necessário