Por que contratar uma agência digital? Eu preciso de uma agência digital, ou meu filho ou sobrinho podem fazer meu site e minhas redes sociais? Neste post, talvez a gente não consiga responder as suas perguntas, mas certamente provocaremos algumas reflexões. Preparado?
De forma muito simples, uma agência digital é uma empresa especializada em serviços de marketing e comunicação digital como redes sociais, sites, ferramentas de busca (como o Google) e e-mail marketing - só pra citar os principais.
É uma empresa que presta serviços de marketing digital para compor a estratégia do seu negócio, buscando gerar o melhor retorno para seu investimento, ou seja, te ajudar a ganhar mais dinheiro e/ou divulgar sua marca, ideias e valores!
Ao longo dos últimos 10 anos, o marketing digital vem passando por diversas transformações e adaptações para atender às demandas e acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas.
Nesse contexto, o termo agência digital muitas vezes tambem é usado para definir produtoras digitais, principalmente as de conteúdo, seja de texto, áudio ou vídeo. Entretanto, como isso não interfere na questão principal deste post, vamos tratar ambas como uma coisa só e chamaremos de agência.
Devido à necessidade, muitas vezes provocada por restrições orçamentárias e não por vontade, principalmente, as pequenas empresas recorrem à ajuda de pessoas próximas que eles reconhecem como “boas” em redes sociais ou familiares que “mexem com computador” para suprir suas necessidades digitais.
Queremos deixar claro que isso é totalmente válido, desde que essa pessoa tenha vontade de estudar e aprender as melhores práticas para aplicar no seu negócio. É melhor fazer com alguém inexperiente do que não fazer nada. Concorda? Mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados pra não causar problemas.
Se seu negócio ainda não precisa de uma agência digital, pode parar de ler aqui. Se está tudo bem, quem vai dizer que tem alguma coisa errada? Mas se quer melhorar seu negócio ou ampliar o alcance de sua marca, leia até o final!
Nas próximas linhas falaremos para aqueles que já tiveram alguma experiência com marketing digital e precisam alçar voos maiores, e por isso precisam de ajuda profissional.
Muitos acham que contratar uma agência é caro. Será? Caro é jogar dinheiro fora.
“Se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente!”. Essa frase, conhecida por alguns e que também deu nome a uma série do Fantástico (programa semanal da Rede Globo), resume bem o que esperar quando contratar quem não sabe fazer o que se propõe. E não queremos aqui fazer julgamentos. Estamos falando de FATOS.
A Click Interativo é uma agência digital que normalmente trabalha com empresas ou profissionais que precisam melhorar seus resultados digitais. Cerca de 90% dos nossos clientes já tiveram sites e nos procuram para obter melhores resultados com seus esforços digitais.
Sites que não geram contatos ou pedidos de orçamentos, que não aparecem bem nas buscas do Google e redes sociais que não comunicam os valores da marca e da empresa, são os principais problemas observados. Quantos pedidos de orçamento seu site gerou no ultimo mês? Em que posição seu principal serviço aparece no Google?
Para resolver esses problemas, são necessários diferentes profissionais: designers, programadores, analistas de marketing, analistas de redes sociais, SEOs, redatores, publicitários, profissionais de atendimento, planejadores, compradores de mídias, etc. Achou muito? Pois é, essa normalmente é a estrutura do time de profissionais que atua numa agência digital.
O principal motivo de trabalharmos com empresas que já tiveram um site é que nossos clientes nos indicam a amigos, por terem alcançado bons resultados.
Os resultados obtidos em diversos segmentos e tamanhos nos dá uma visão ampla do mercado e o conhecimento técnico aliado ao planejamento e à criatividade contribuem no processo de superação de expectativas.
Uma boa agência sabe que o valor que está sendo investido tem que gerar resultado positivo para continuar a existir. Ela só existe para entregar bons resultados, do contrário ela perde o sentido, deixa de agregar valor e de ser importante para seu cliente.
Note que até aqui falamos em investimento, não em custo ou despesa. Esses conceitos que podem parecer a mesma coisa são bastante diferentes, mas vamos nos limitar em falar apenas em investimento.
Seu negócio é um investimento! Ou não? Se o dinheiro que você colocou nele fosse aplicado num banco ou em ações, qual seria o retorno disso?
Sim, seu negócio é um investimento e possui riscos, por isso te possibilita um retorno melhor. Quanto mais riscos, maior o retorno. Todo empreendedor sabe disso. O dinheiro aplicado no negócio tem a expectativa de render lucros, o quanto antes.
A resposta é simples e direta. Tudo! Ainda que seu “sobrinho” conheça muito de uma área, certamente ele não é especialista em todas as áreas de marketing digital. E um time formado por especialistas em diversos campos é necessário para diminuir o tempo para seu investimento dar resultado positivo.
Um exemplo simples, esse texto, vai passar por, pelo menos 3 profissionais da agência antes de ser publicado. Um jornalista, um SEO e um designer. Três profissionais, altamente qualificados, para gerar o melhor resultado possível.
Será que alguém dentro da sua empresa ou seu “sobrinho” consegue reunir todas essas qualidades? Sinceramente, não. Sem desmerecer ninguem. Pelo menos não com a qualidade e no tempo que você precisa para manter o negócio funcionando.
Então contratar uma agência digital não é custo, é investimento. Investimentos corretos são sempre bem-vindos e se cobrem, ou seja, você investe um valor para obter duas, cinco, dez vezes o valor investido ou mais.
Bem, a publicidade tradicional está passando por mudanças nos últimos anos, todas elas oferecendo serviços digitais nos seus portfólios.
Não podia ser diferente, caminhamos para uma época que os serviços de marketing digital e offline (como ainda nos referimos) caminharão cada vez mais juntos, se complementando.
De fato, alguns custos da publicidade tradicional são ainda uma barreira para quem não tem muito para investir. Saber de onde veio o cliente, nesse caso as ações executadas e seus resultados, ainda é muito importante, por permitir novos investimentos com maior segurança de retorno positivo. Note, entretanto, que não existe “receita de bolo” e cada caso é um caso.
Mas uma coisa é certa, quanto mais diversificado for seu investimento em marketing e publicidade melhor. Cuidado só na hora de contabilizar os resultados, os investimentos offline ainda são mais difíceis de medir quantitativamente. Os investimentos online são mais fáceis, mas precisam de atenção para poder ter seus resultados corretamente mensurados!
É fato que tanto as agências de publicidade estão oferecendo serviços digitais quanto as digitais oferecendo serviços tradicionais, a Click, que nasceu digital, faz comunicação tradicional para alguns de seus clientes. A comunicação interna da Arena Fonte Nova é assinada pela Click, além do site e redes sociais, por exemplo. Existem agências tradicionais que também prestam serviços de gerenciamento de redes sociais, criação de sites e campanhas de publicidade digital.
Mas pode acreditar, uma coisa dificilmente vai mudar, a especialização de cada uma. Em toda área existe diferenciação e especialização: um professor de humanas, dificilmente ensinará exatas além do básico, um cardiologista não faz cirurgia de fígado mesmo sabendo que o paciente pode ter problema hepático, um engenheiro calculista, não toca o dia-a-dia da obra. Porquê uma agência especializada em TV vai fazer a campanha do Instagram? Pense nisso.
Não é fácil investir para crescer no nosso ambiente econômico atual, mas é pior não investir e ver todo o esforço, de tempo e dinheiro colocados na empresa estagnado ou indo por água abaixo.
A Click acredita que algumas dicas podem ajudar bastante, confira:
Se ainda tiver dúvida (e esperamos que tenha!), procure a Click Interativo, podemos ser sua agência digital e gerar resultados muito positivos. Agende uma reunião!
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