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As "curtidas" irão sumir? Instagram inicia teste no Brasil para ocultar likes em postagens.

Saiba quais serão os impactos que a nova medida irá trazer para influenciadores digitais e marcas.

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Considerada a maior forma de interação das redes sociais nos últimos tempos, o like chegou temporariamente ao fim. O Instagram inicia, a partir de hoje (17), um teste no Brasil que vai ocultar o número total de curtidas em fotos e vídeos publicados na rede social. A medida que foi anunciada oficialmente em uma conferência de desenvolvedores no dia 30 de abril, visa proporcionar ao usuário um engajamento maior com conteúdos de qualidade e não com apenas números. "Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram", informou a rede social, em nota publicada.

Os testes, que iniciaram no Canadá ainda no primeiro semestre, já apresentaram resultados positivos, e agora é a vez do Brasil de utilizar este novo modelo de usabilidade da ferramenta. O público brasileiro, inclusive, é o segundo maior consumidor do mundo da rede social com mais de 66 milhões de usuários ativos, segundo pesquisa desenvolvida pelo Statista.

Mas e agora? Essa mudança vai afetar o meu negócio? Neste artigo vamos explicar mais sobre essa decisão e dicas de como manter o engajamento em suas publicações.

Likes não estarão mais disponíveis para visualização. (Foto: Reprodução)
Likes não estarão mais disponíveis para visualização. (Foto: Reprodução)

Por que as curtidas irão sumir para todo mundo?
Diferente do que muitas pessoas estão pensando, as curtidas não irão ser ocultadas para todos os usuários da rede social. Os proprietários das contas ainda continuarão com acesso a contagem de likes que os seus conteúdos recebem, entretanto, os seus seguidores não poderão visualizar os números. Esta medida combate diretamente a busca incessante de aumentar o número de curtidas em publicações com pouco ou quase nenhum conteúdo qualificado. Em um comunicado enviado pela imprensa feito por Adam Mosseri, chefe do Instagram, a empresa reforçou o compromisso de desconstruir a imagem que dentro da ferramenta existe uma “competição” por like. "Nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", afirma.
 

Um outro ponto debatido durante a decisão de ocultar os comentários das publicações é referente à saúde mental dos usuários da rede social. Grande parte da comunidade ativa no Instagram já relatou em algum momento sobre o impacto que a plataforma reproduz nos quesitos de ansiedade, depressão, bullying e imagem corporal.  Um estudo realizado pela Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês) na Grã-Bretanha, constatou que o Instagram é a pior rede social para a saúde mental dos jovens britânicos.  Na enquete, 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos avaliaram aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.

Apesar do debate, o Instagram não oficializou este motivo como causador da decisão de ocultar os comentários nas publicações. Devido a repercussão sobre o caso no Brasil, ainda não se sabe até quando a fase de teste estará vigente na ferramenta ou se já é definitivo.


Um novo cenário para as agências criadoras de conteúdo.
Essa decisão se mostra como um grande desafio ao time de creators das grandes marcas, pelo fato de que as curtidas eram uma das importantes métricas de mensuração de resultados da efetividade de uma publicação ou campanha. Um exemplo de sucesso foi a “Campanha do Ovo” que viralizou em todo o mundo e foi a postagem mais curtida de todos os tempos. Apesar deste cenário, com a evolução de outros dados na plataforma em conjunto com o aumento da necessidade de apresentação de relatórios mais robustos de indicadores de desempenho das redes sociais, o “deixe seu like” perdeu o seu lugar de única métrica importante a ser avaliada. Hoje, a curtida faz parte de toda uma conjuntura importante de KPI’s que precisam ser monitorados frequentemente a fim de gerar engajamento e virais positivos. Neste novo momento, é necessária uma atenção especial para o que de fato gera interação entre os públicos na rede social: comentários e compartilhamento de conteúdo. Os creators das agências devem permanecer mais atentos às tendências, ao tipo de conteúdo produzido e em especial ao comportamento do público nas suas publicações – afinal, quem possui acesso à administração da conta continuará visualizando o número de likes. Estima-se que esta nova perspectiva que a plataforma está oferecendo ao seu público irá proporcionar uma experiência positiva aos seus usuários, visto que, cada vez mais quem navega no Instagram estará recebendo conteúdos de qualidade e de que realmente acredita. 
 

E agora? O que fazer para manter engajamento em minha página do Instagram?
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